software de gestão de pessoas software de gestão de pessoas

Software de gestão de pessoas: como pode ajudar o HCM?

7 minutes to read

O setor de Recursos Humanos é muito conhecido de todos — mesmo de pessoas leigas, com pouca experiência em Administração de Empresas. Contudo, ainda que tratem de gestão de pessoas, não devemos confundir RH com HCM.

HCM é a sigla para Human Capital Management ou Gerenciamento de Capital Humano. Por meio dele, é possível a antecipação de tendências com o uso de People Analytics (análise de dados relacionados ao gerenciamento de pessoas).

Um software de HCM permite o acesso à informação e permite aos líderes a tomarem decisões fundamentadas em dados.

Vamos saber mais sobre o assunto e conferir como um software de HCM pode contribuir com a gestão de pessoas!

A relação entre RH e HCM

Embora atuem em conjunto, HCM e RH são coisas diferentes. Quando devidamente parceiros, esses dois conceitos se complementam. Dessa forma, cabe ao RH, como uma das principais tarefas, orientar o processo de recrutamento e seleção, de forma a atrair e reter os talentos com perfil mais compatível com as necessidades da empresa. Somente assim, será possível compor equipes qualificadas.

O sistema de Human Capital Management auxilia e facilita a gestão das estratégias do setor de Recursos Humanos, como recrutamento e seleção, treinamento, folha de pagamento, gestão de desempenho. Isso tende a melhorar fortemente o engajamento, o valor comercial e a produtividade da organização.

Para o HCM, a força de trabalho vai além de um investimento para fazer negócios. Trata-se de um ativo fundamental, cujo valor pode ser aumentado por meio de gestão estratégica e investimentos bem direcionados, tal como ocorre com outros ativos.

O software de gestão de pessoas e o HCM

As soluções tecnológicas são incorporadas de forma definitiva às empresas, como ocorre com os computadores em nossas casas. O software HCM otimiza a estratégia do departamento de RH; entenda por quê!

Melhora a eficiência e a produtividade

Com a ajuda de um software de gestão de pessoas, podemos fazer a integração de diferentes funções do setor de Recursos Humanos. Como exemplo, podemos citar a automação da análise de performance dos funcionários, o que favorece o registro das metas, o planejamento dos prazos, o cadastro das competências conforme cada perfil.

Consequentemente, fica mais fácil fazer o alinhamento dos resultados com outras áreas, como sucessão e treinamento.

Enfim, as funções do Departamento de Recursos Humanos se integram ao gerenciamento estratégico da organização. O software realiza análises que servem para alinhar muitos processos com lacunas de conhecimento, desempenho ou pessoas. Desse modo, garante-se uma efetividade impressionante no gerenciamento de pessoas.

Automatiza relatórios e notificações, agilizando os processos e deixando-os mais eficientes. Dessa forma, podemos economizar o tempo e focar a atenção nos pontos mais importantes, relacionados à gestão dos talentos.

Diminui gastos no recrutamento e seleção

Com uma avaliação organizada das competências, o recrutamento fica mais eficaz, pois não é necessária uma análise mais demorada, currículo por currículo, que envolve inclusive os perfis que não se adaptam aos cargos. O software de gestão de pessoas possibilita essa análise sistematizada, que poupa tempo e evita erros.

A solução ainda permite a realização de entrevistas e de testes online. O acesso a plataformas online torna possível a realização de provas e de entrevistas por webconferências, opção que diminui custos para todos: a empresa e os candidatos.

Se houver um planejamento roteirizado para o recrutamento e a seleção, será bem mais prático; e o RH aumentará as chances de atender aos prazos e às metas. Enfim, conseguirá o alinhamento das expectativas ao perfil que a empresa requer.

Precisão no processo de recrutamento e seleção diminui retrabalhos decorrentes de seleções malfeitas, como as demissões e a necessidade de contratar novos funcionários.

Reduz a rotatividade

A rotatividade de funcionários não é amiga da produtividade, nem da economia. Também é conhecida como turnover. Consiste na entrada e saída de colaboradores com recorrência dentro de uma empresa.

Geralmente, isso ocorre por motivos de insatisfação do funcionário ou do gestor. Se o colaborador fica insatisfeito com o trabalho, sai logo da empresa. Se o patrão se desagrada do trabalho dos funcionários, demite-os com facilidade.

Para solucionar esse problema, é fundamental ser mais preciso no processo de recrutamento e seleção, de modo a contar com profissionais que realmente correspondam ao perfil desejado e não precisem ser substituídos. E já mostramos como o software de gestão de processos é valioso nesse contexto.

A tecnologia também pode ajudar a empresa na montagem de programa de benefícios que atendam às necessidades dos funcionários, deixando-os satisfeitos. Os benefícios podem envolver uma boa remuneração, plano médico/odontológico, bônus (em dinheiro ou em outra forma, como dias de folga, viagem, ajuda para comprar algum bem, prêmio por melhor desempenho), reconhecimento público e assim por diante.

Quando ambos estão satisfeitos (a empresa e o empregado), a rotatividade cai a um nível muito baixo. Isso reduz custos para a empresa, melhora a produtividade e a imagem dela no mercado.

Otimiza o desenvolvimento do profissional

O Human Capital Management se propõe a trabalhar o que cada colaborador tem de importante para oferecer à empresa, pois cada pessoa tem suas próprias habilidades, seu próprio valor.

É relevante que o setor de RH invista em treinamentos e cursos, pois a aprendizagem estimula os funcionários e abre novas oportunidades para eles. Eles poderão, inclusive, se destacar mais dentro de seu cargo a partir dos novos conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades.

É importante aproveitar os meios mais fáceis para levar novos conhecimentos aos funcionários. E, então, mais uma vez, o software de gestão de processos pode ser um diferencial. Os recursos visuais e auditivos, por exemplo, propiciam uma assimilação ágil e eficiente de informações, bem como a nova tendência em aprendizagem: a gamificação.

Outras formas pelas quais um bom software ajuda

O software HCM traz benefícios importantes para a gestão de pessoas, como:

  • evita erros, pois integra os processos entre as áreas de benefícios e a folha de pagamento;
  • diminui custos de administração, infraestrutura de TI e taxa de sinistralidade (que aumenta os valores dos planos de saúde);
  • reduz despesas com a folha de pagamento e a administração dos benefícios;
  • favorece o compliance (conformidade com as determinações legais).

Depois de todos esses esclarecimentos, concluímos com a orientação de que, ao selecionar o software de gestão de processos, analise as necessidades de sua empresa para adquirir aquele que atende, de forma efetiva, a todas elas. Existem muitas soluções e somente uma análise cuidadosa determinará qual delas é a ideal!

Falamos durante todo o texto sobre a automação e a praticidade que os softwares propiciam. Isso é muito importante atualmente, com o mercado tão competitivo e mutável. Nesse cenário, uma tecnologia específica se destaca: a Computação em Nuvem. Descubra, então, se um ERP em nuvem é um bom negócio para sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário