erp 2021 erp 2021

ERP 2021: fique por dentro do que esperar dos softwares

7 minutes to read

Mesmo com todas as mudanças no estilo de vida das pessoas e em suas dimensões profissionais, por conta da pandemia de Covid-19, algumas necessidades apenas foram amplificadas em 2020. Uma delas é a necessidade de um software de gestão central, capaz de integrar os processos e gerar uma visão completa para os líderes. O ERP está mais forte, mas agora também apresenta algumas características diferentes.

Uma boa recomendação, portanto, é conhecer as tendências do mercado de ERP em 2021, de modo a saber o que está por vir na evolução desse tipo de sistema. Assim, você consegue saber quais são as tecnologias que serão incorporadas e descobre como esse sistema poderá ajudar o seu negócio.

Se quiser continuar antenado e atualizado, acompanhe os tópicos que desenvolveremos a seguir.

Mudanças da pandemia na maneira como as pessoas vivem e trabalham

A pandemia gerada pela Covid-19 mudou muito a dinâmica da vida das pessoas. Logo de início, foi necessário instaurar o isolamento social como regra, e muitas companhias tiveram que se adaptar ao home office, com suas equipes distantes e se comunicando via softwares. O cenário de instabilidade e medo causou perdas de negócio e crises, contudo, também gerou alguns impactos que podem ser considerados positivos.

A pandemia ajudou a revelar algumas tendências e acelerar outras no mundo tecnológico. Por exemplo, a necessidade de um sistema de gestão se tornou ainda mais forte, visto que as empresas precisavam de integração e comunicação para prevenir fragmentação e silos. Assim, o compartilhamento de arquivos se tornou um padrão para que o trabalho do dia a dia continuasse.

Nesse sentido, a computação em nuvem também se destacou como uma inovação importante. Ela permitiu o acesso remoto, a distância, por parte dos colaboradores, bem como o compartilhamento e a colaboração. Além disso, a cloud viabilizou a busca por segurança, com estruturas mais robustas para lidar com as ameaças.

Em geral, as empresas precisaram potencializar a comunicação, uma necessidade que também se tornou comum para as pessoas em suas vidas privadas. O isolamento afastou amigos e familiares, por isso, criou a demanda por diálogos e interações via internet. Nesse sentido, as soluções que estabelecem essa conexão cresceram e se tornaram cruciais.

Da mesma forma, tecnologias emergentes, como a automação de processos, continuaram relevantes. A maturidade digital das companhias realmente ajudou a passar pelos momentos mais difíceis de 2020, com tecnologias poderosas de suporte, como a inteligência artificial, a internet das coisas, a manufatura aditiva, blockchain etc.

Para 2021, veremos uma continuação do que foi relevante em 2020. A tendência das pessoas a comprarem via internet e encomendarem produtos personalizados provavelmente continuará forte. Nas organizações, o foco em cloud, em centralização e integração, em colaboração e em flexibilidade das operações deve ser padronizado e incorporado no fluxo de trabalho.

Perspectivas do mercado de ERP para 2021

Nesse sentido, é fundamental entender como estará o mercado de ERP em 2021. A seguir, vamos explorar algumas tendências para esses softwares e definir o que muda.

Infraestrutura de hiperescala

Estamos vendo a ascensão de grandes empresas para o mercado da nuvem, com o intuito de expansão dos serviços e dominação de espaço. Isso, por sua vez, significa que novas tecnologias vão surgir para revolucionar o nicho de ERPs e facilitar o trabalho dos líderes.

A infraestrutura de hiperescala tende a crescer no sentido vertical, de modo a conquistar novas indústrias. Essa tendência corresponde aos esforços de grandes players, como Amazon, Google e Microsoft.

Soluções e técnicas de IA

2021 também será um ano positivo para o avanço da inteligência artificial — principalmente em se tratando da incorporação da IA por softwares ERP. Veremos o aprofundamento de tecnologias, como reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural, visão computacional, robótica, respostas inteligentes, tradução feita por máquinas, geração de texto, entre outros.

Nesse sentido, o machine learning continuará relevante para algumas tarefas, ao passo que o deep learning será reforçado de modo a ajudar em questões mais complexas. A tendência é que recursos como reconhecimento de fala, visão e processamento de linguagem se tornem componentes-padrão em dispositivos, o que, por sua vez, contribuirá com a diminuição dos preços desses sistemas.

Então, observaremos os ERPs se tornando mais inteligentes, com chatbots capazes de interagir com os humanos e responder suas questões, sistemas que analisam dados para extrair insights para decisões e IA especialista para realizar predições úteis a fim de otimizar os planejamentos dos setores.

Aplicativos e ferramentas de negócio em nuvem

Como falamos, a nuvem encara um novo momento, de maior demanda e de aprimoramento de soluções para o cotidiano. Nesse sentido, 2021 verá uma proliferação de recursos em cloud, que poderão ser integrados com os ERPs.

Então, será comum que os sistemas de gestão surjam em plataformas completas, com Business Intelligence, BPM, gestão de documentos, gestão de comunicação, entre outros.

A ideia de plataforma integrada crescerá, com sistemas de gestão cada vez mais completos para satisfazer as específicas necessidades dos setores.

Planejamento estratégico integrado

O planejamento se tornou uma forte necessidade em 2020. Visto que a crise era a realidade, as empresas precisaram reavaliar seus projetos e planos, de modo a superar os principais desafios do dia a dia.

Por isso, espera-se que softwares de planejamento continuem representando uma forte tendência em 2021, justamente para aprimorar a capacidade de organização das empresas.

Contudo, provavelmente, essas soluções serão focadas em integração, e menos em silos entre departamentos. Assim, sistemas de gestão utilizados para o planejamento integrado dominarão o mercado e serão úteis para as organizações.

Impressão 3D ou manufatura aditiva

Outra área que vai se desenvolver bastante é a manufatura aditiva, ou impressão 3D. Espera-se que as soluções voltadas para essa função continuem crescendo e ajudando as empresas nas mais diversas seções do ambiente produtivo, com integração com os softwares de gestão.

Afinal, eles devem atender à crescente necessidade por customização dos produtos, de modo a possibilitar um maior controle no design, no planejamento, na produção, na distribuição e em outras etapas da cadeia de suprimentos.

Melhoria na experiência do usuário

Também vale destacar o maior foco em experiência do usuário nas interfaces de ERPs. A estimativa é que os sistemas se tornem ainda mais simples e intuitivos, de forma a atender às expectativas de líderes que buscam por soluções rápidas.

Nesse sentido, destaca-se a importância dos chatbots como uma interface de comunicação com os sistemas, uma vez que eles possibilitam chegar a respostas sem muito esforço e com automação.

As tendências do universo do ERP em 2021 serão poderosas para otimizar processos e permitir contínua integração de áreas distintas nas empresas. É fundamental continuar atento a essas novidades e mudanças para se adaptar à transformação do mercado e garantir vantagem competitiva.

Gostou do conteúdo?Saiba mais sobre como realizar uma boa seleção de softwares e assegurar as melhores soluções para a sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário