implantação de erp implantação de erp

Os 6 maiores desafios na implantação de ERP

6 minutes to read

A implantação de ERP é um dos grandes processos que uma empresa pode adotar na busca por mais performance e qualidade operacional. Justamente por isso é importante que profissionais estejam preparados para evitar erros e garantir o sucesso esperado. Afinal de contas, um bom sistema de gestão integrada pode ser crucial para o sucesso da empresa em médio e longo prazo.

Nesse sentido, o primeiro passo para não ter grandes problemas é entender os principais desafios da implantação de ERP. Isso permite ao negócio adotar medidas preventivas adequadas. Ou seja, garante maior retorno sobre o seu investimento e amplia o retorno obtido em médio e longo prazo.

Continue a leitura e veja quais são os maiores desafios de implementar um ERP e como contorná-los!

Por que um ERP é importante para o seu negócio?

Sistemas de gestão integrada podem ser grandes soluções para empresas que precisam reduzir custos e ganhar competitividade. Com eles o gestor pode manter um ambiente centralizado de dados, reduzindo gargalos e erros. Além disso, o negócio pode ampliar a sua habilidade de prestar serviços de qualidade ao ter um fluxo de informações mais integrado entre setores.

Em outras palavras, o ERP permite ao negócio atingir novos níveis de performance. Toda a equipe terá habilidade de executar as suas rotinas com dados atualizados. Ao mesmo tempo, os times poderão trabalhar com mais qualidade todos os dados possíveis e, assim, validar as melhores formas de fazer tudo o que for necessário sempre.

Quais são os desafios da implementação de ERP?

Para contornar os principais desafios da implementação de um ERP é importante identificar quais são e como mitigá-los. Veja a nossa lista abaixo!

1. Escolher o software inadequado

Escolher um ERP adequado é um dos maiores desafios relacionados ao investimento nesse tipo de tarefa. Sistemas de gestão são moldados para atender a diferentes perfis operacionais, por isso nem sempre uma solução pode ser alinhada com as suas demandas. Para contornar esse desafio, é importante estar atento a pontos como:

  • o público-alvo do ERP;
  • o tamanho do seu negócio;
  • o tipo de funcionalidade necessária;
  • os requisitos de uso;
  • o valor de aquisição e de manutenção.

Esses pontos permitem ao negócio filtrar uma ferramenta mais alinhada com as suas demandas. Ou seja, garantem que a empresa terá um bom retorno em médio e longo prazo.

2. Desconhecer como funciona um ERP

O ERP é uma ferramenta administrativa de grande complexidade. Por isso o negócio deve estar atento para as suas bases de funcionamento e como ele pode ajudar no seu dia a dia. Isso traz mais confiabilidade para a sua escolha e mitiga as chances de ela não ser adequada.

Portanto, não deixe de levar todos os dados sobre como o ERP funciona. Identifique se o seu funcionamento é local ou em nuvem e o plano de contratação. Ao mesmo tempo, valide recursos de segurança, possibilidades de integração e atualização, o que facilitará a implementação da sua ferramenta e o aproveitamento máximo dos recursos disponíveis.

3. Não fazer um planejamento adequado

O uso de um ERP depende de um bom processo de implementação. Afinal, é ele que garante à empresa que o software será executado adequadamente. Justamente por isso o planejamento é um momento tão importante da aquisição dessa solução.

Para dar certo, o planejamento deve considerar os seguintes pontos:

  • riscos em potencial;
  • quem utilizará o software;
  • a melhor forma de configurar os recursos;
  • os mecanismos de segurança existentes;
  • o perfil da empresa;
  • os prazos para a implementação;
  • o orçamento disponível.

4. Subestimar as especificações do servidor necessário

Todo sistema de TI tem especificações mínimas para ser utilizado. Conhecer cada uma delas é algo que não deve ser ignorado. Afinal de contas, deixar esse ponto de lado pode fazer todo o processo de uso se tornar um grande desafio.

Portanto, sempre valide as especificações necessárias para executar o seu ERP. Isso vale especialmente para aplicações em nuvem: seguir os requisitos é um passo básico para aproveitar por completo os recursos e evitar gargalos.

5. Não planejar a integração de dados

A integração dos dados é um dos pontos mais importantes ao longo da implementação do ERP. Ela deve ser feita considerando o perfil da empresa, o tipo de dado existente e onde as informações estão. Isso garante à empresa a habilidade de integrar os registros na nova base de dados em segurança e sem que erros como a perda de integridade ocorram.

6. Não treinar a sua equipe

Sempre que uma nova ferramenta é integrada no dia a dia de uma empresa é importante garantir que os times terão como utilizar cada recurso. Essa é uma preocupação que pode mitigar riscos e facilitar a adoção por completo do novo sistema.

Portanto, não deixe de investir no treinamento da sua equipe. É importante garantir que todos saberão utilizar o sistema por completo e solucionar erros simples. Além disso, o alinhamento deve considerar as dúvidas existentes e divulgar o motivo do investimento, maximizando o engajamento no uso do software.

Como o apoio de uma empresa como a TEC pode evitar esses riscos?

Todo investimento traz desafios para uma empresa. Na área de TI, em especial, os riscos e pontos a serem enfrentados são de grande relevância. Como soluções tecnológicas são uma aquisição que impacta várias áreas, estar preparado para mitigar riscos é crucial.

Nessas horas, ter o apoio de uma equipe preparada é um passo básico para evitar problemas. Por isso a TEC trabalha há anos procurando meios de ajudar negócios de vários perfis a investir em TI com qualidade.

A partir de uma equipe qualificada e que segue os melhores padrões do mercado, podemos evitar riscos, ajudar o negócio a entender as suas demandas e a fazer um investimento qualificado. Por isso não deixe de contar com os serviços da TEC na hora de investir em um sistema de gestão.

A partir da análise da nossa equipe, você conseguirá identificar demandas, validar estratégias e garantir que a aquisição da sua solução não será impactada pelos principais desafios de implantação de ERP. Consequentemente, toda a sua equipe poderá atingir os objetivos de médio e longo prazo sem grandes dificuldades.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Então fale conosco agora!

Posts relacionados

Deixe um comentário