seleção profissional de softwares seleção profissional de softwares

Afinal, você sabe a importância da seleção profissional de softwares? Veja agora!

7 minutes to read

O impacto atual da tecnologia na administração de empresas é inquestionável, por isso os gestores já entenderam que precisam ter soluções digitais à disposição. Mesmo diante da necessidade da transformação digital, é importante ter todo cuidado antes de contratar um novo sistema para a sua empresa.

Uma seleção profissional de softwares é a melhor escolha para evitar qualquer erro. Um novo sistema apresenta mudanças importantes para a rotina da companhia, mas é importante que todas essas alterações sejam positivas, ou seja, é preciso mudar para melhor.

Por mais que gestores saibam quais otimizações e funcionalidades eles querem, nem sempre eles estão prontos para escolher o sistema certo. Para isso, profissionais qualificados e experientes são os mais indicados.

Neste post selecionamos informações sobre a escolha de softwares feita por uma consultoria especializada. Entenda, a partir da percepção de Helbert Bello, consultor sênior de serviços de seleção da TEC, como esse serviço pode ser importante, quais vantagens oferece e por que é decisivo!

Por que contar com uma consultoria de seleção profissional de softwares?

Há algum tempo, sistemas de gestão se mostram como uma solução essencial para administrar empresas a partir de três bases: integração entre setores, produtividade e base de dados. Um software adequado pode proporcionar tudo isso em um só ambiente digital centralizado, de fácil operação e que contemple todas as necessidades de gerenciamento e operação de um negócio.

É possível alcançar os resultados pretendidos com um sistema adequado, mas a questão principal gira em torno da escolha desse software. Há várias opções que se mostram relevantes e adequadas, mas nem todas funcionam bem para o seu negócio. Por mais que os gestores saibam exatamente o que precisam, isso não significa que a escolha pelo sistema será acertada.

Consultorias são compostas por pessoas que têm experiência no processo decisório e sabem quais fatores considerar na hora da escolha. Mais que isso, elas estão prontas para absorver as expectativas e necessidades do cliente, de forma a criar uma base decisória mais ampla. Como resultado, é possível escolher o software perfeito para as necessidades desse cliente.

Quais são as vantagens dessa contratação?

Uma seleção profissional de softwares proporciona clareza na hora da escolha, fazendo isso por meio do destaque que é dado a aspectos essenciais, mas que nem sempre são considerados. Com pessoas preparadas e com experiência no processo, as empresas têm a garantia de que vão escolher uma opção que oferece exatamente o que é necessário.

A seguir, confira algumas das principais vantagens de contar com a ajuda de uma consultoria no processo decisório.

Critérios precisos de escolha

Há uma grande quantidade de critérios essenciais e que devem ser considerados. O problema é que, por falta de experiência ou de conhecimento técnico, nem sempre os gestores os conhecem. A ajuda profissional é importante para que nenhum dele seja negligenciado.

Consultores consideram objetivos estratégicos, motivações técnicas e operacionais e todas as necessidades do cliente. Essa escolha é completamente adaptada ao cenário da empresa, sempre objetivando otimizações nos processos e a garantia de novas funcionalidades que serão totalmente úteis para a empresa e sua realidade.

Participação do cliente

O cliente é parte essencial do processo de escolha de uma nova solução, por isso ele participa dos esforços com a equipe de seleção profissional de softwares. Nesse trabalho, o gestor da empresa em questão pode avaliar de 300 a 400 requisitos e fatores de sucesso que o novo software pode contemplar.

Durante todo o trabalho, que geralmente dura de 3 a 4 meses, diversos momentos de decisão passarão pelo cliente, sempre com o objetivo de fazer uma escolha confortável e totalmente adequada à empresa. Essa participação é amigável e facilitada, deixando o processo mais agradável e respeitoso.

Decisão de acordo com as necessidades do negócio

Um erro comum na escolha de novos softwares é priorizar a quantidade de recursos e sua modernidade em vez de adequação à realidade das empresas. Por vezes, as escolhas são por sistemas com muitos recursos, mas poucos deles realmente são relevantes ao cliente.

Com uma consultoria, o foco é buscar o que há de melhor para o que a empresa realmente precisa. Isso significa manter o que a empresa já tem, garantir o que ela precisa ter e otimizar os processos executados. Tudo isso acontece com a ajuda do sistema.

Uma escolha pouco criteriosa, sem a ajuda de profissionais qualificados, pode encarecer bastante essa mudança.

Por que contar com uma empresa especializada?

Sem a seleção profissional de softwares, empresas ficam a mercê de decisões limitadas e baseadas em uma seleção de critérios muito menor. Como resultado, essas companhias podem ter um custo alto na contratação e um tempo muito maior na adaptação ao novo sistema, além de problemas como a falta de recursos necessários ou até mesmo funcionalidades que não são úteis.

Em vez de ser um salto de qualidade, essa escolha pode se tornar um problema para a companhia, sem solucionar questões importantes ou mesmo gerando dificuldades. Há exemplos de grandes companhias que cometeram esse erro, sofrendo consequências que poderiam ser facilmente evitadas.

O case da Hershey’s

A famosa marca de chocolates Hershey’s protagonizou um case que mostra como um erro pode custar caro na escolha de um software. Em determinado momento, a empresa pretendia substituir seu sistema ERP por uma nova solução, essa que incluísse também um módulo de CRM e de SCM. O desafio à frente era realizar essa transição no menor tempo possível.

A pressa era justificada pela proximidade ao Halloween, importante data comemorativa na cultura norte-americana e que movimenta o mercado da Hershey’s. A empresa sabia do risco de uma implementação inadequada e do impacto que isso poderia ter nas vendas.

Como o processo não foi o mais adequado, o pior aconteceu: a implementação foi ruim, a companhia não conseguiu processar o pico de solicitações do Halloween e acabou perdendo milhões em vendas. Até mesmo o valor das ações da empresa caíram, muito também por conta de um erro básico de gestão.

Nesse caso, não é possível precisar como o erro aconteceu, mas fica fácil apontar que a transição não foi feita da maneira correta. Sem uma auditoria que sabe analisar os riscos, projetar situações e entender como será o processo de transição, situações como a da Hershey’s podem acontecer.

Como a TEC pode ajudar?

A metodologia de decisão da TEC é fruto de um estudo contínuo e de aperfeiçoamentos feitos há 27 anos. Por meio de uma plataforma própria (TEC Advisor), milhares de aspectos são considerados, objetivando um apontamento automatizado, sem incidência de falhas, para garantir a escolha certa.

Antes de chegar a essa etapa, o cliente é ouvido pelo time de profissionais da TEC. A ideia é dar voz a gestores e usuários cotidianos da solução, considerando funcionalidades, otimizações necessárias e os objetivos estratégicos da companhia. Só assim, com a participação do cliente, é possível entregar um software totalmente adequado às suas pretensões.

Além dos critérios técnicos, há os subjetivos, todos analisados em detalhes. Aquilo que pode ser pontuado entra na base de informações que vai guiar o processo decisório. Por fim, a escolha é feita pelo cliente, que durante todo esse percurso será apoiado pelo consultor, direcionando-o à escolha mais acertada.

É com esse método que a TEC oferece, além da precisão na escolha do sistema certo, uma economia que vai de 25% a 40% na aquisição de um software. É a tradução perfeita de uma relação custo-benefício buscada por qualquer empresa!

A seleção profissional de softwares é cada vez mais necessária, uma vez que as tecnologias estão mais inovadores e complexas. Paralelamente, empresas precisam de mais produtividade para alcançar objetivos estratégicos. Com profissionais qualificados, é possível chegar à decisão perfeita para a solução buscada.

Entre em contato com a TEC e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

Posts relacionados

One thought on “Afinal, você sabe a importância da seleção profissional de softwares? Veja agora!

Deixe um comentário