sap sap

SAP vs. Microsoft: conheça as principais diferenças.

6 minutes to read

Selecionar um software de gestão para empresas requer uma análise mais detalhada das opções do mercado. Entre as principais, atualmente, não há dúvidas de que SAP e Microsoft estão entre o rol das mais relevantes. A decisão por uma dessas soluções, no entanto, pode gerar alguma dificuldade para os gestores.

Essa decisão não é tão simples, já que as opções têm recursos, funcionalidades e direcionamentos distintos. Não se trata de apontar qual é a melhor solução, mas qual delas pode entregar o que cada empresa precisa.

Neste post, por meio da visão de Denis Rousseau, Senior Delivery Project Manager da Technology Evaluation Centers (TEC), mostramos as principais diferenças entre SAP e Microsoft. Confira!

Entenda mais sobre o software SAP

SAP é um software de gestão empresarial criado na década de 70, com a proposta de ser uma plataforma única para cuidar de toda a empresa. Ao longo desse período, o foco foi desenvolver uma solução ainda mais completa e abrangente, para atender às diferentes complexidades de organizações de diferentes setores. Mais especificamente, a SAP abrange 25 segmentos, ao total.

Há 10 anos, a fornecedora de sistemas decidiu se focar em três mercados: tecnologia móvel, banco de dados e nuvem. Isso significa que o software comercializado é mais seguro e ágil, sendo executado diretamente de um servidor remoto, sem precisar de instalação em máquinas. Isso proporciona mobilidade e flexibilidade no trabalho.

Denis Rousseau explica melhor como funciona a SAP na oferta de uma solução completa: “Hoje, as aplicações integradas da SAP conectam todas as partes de um negócio em uma suíte inteligente em uma plataforma digital”. Essa abordagem significa uma centralização que proporciona integração, agilidade e operação simplificada.

Com mais de 215 milhões de usuários na nuvem, a SAP tem mais de 100 soluções que cobrem funções amplas, com um portfólio de ponta no setor.

Conheça o sistema Microsoft

O sistema Microsoft é uma das opções mais competitivas do mercado, sendo o concorrente principal de outras soluções como a própria SAP, além do Infor e Oracle. Isso só é possível porque a plataforma é robusta e capaz de performar bem com amplas operações dos mais variados mercados. Tudo isso é possível graças ao Dynamics, tecnologia utilizada no software.

Assim como a SAP, o Microsoft é uma solução executada diretamente da nuvem e inteiramente gerenciada pela Microsoft, o que é uma forte garantia de disponibilidade. Inclusive, a empresa oferece um SLA de 99,9%, ou seja, são quase irrisórias as chances do software ficar fora do ar. Isso é essencial quando falamos de uma plataforma que gerencia toda a empresa.

Denis Rousseau explica um pouco mais sobre os parâmetros de proteção e segurança do software: “A Microsoft gerencia toda a infraestrutura e recuperação de desastres e segurança. Se não atingir e manter os níveis de serviço do sistema Microsoft para Finanças e Operações descritos no contrato de nível de serviço (SLA), então, o cliente pode ser elegível para um crédito para uma parte de suas taxas mensais de serviço”.

O sistema Microsoft tem um mecanismo de fluxo de trabalho incorporado: o Flow. Ele ajuda a personalizar os processos comerciais em toda a plataforma. Além disso, o software tem integração com o pacote Office e o PowerApps, que é uma ferramenta de criação de aplicativos, além do Power BI, para inteligência de dados.

Veja as vantagens e desvantagens de SAP e Microsoft

Conhecer as vantagens e as desvantagens das duas soluções é essencial para detalhar mais cada software. Entenda essa perspectiva a seguir!

Vantagens e desvantagens do SAP

As vantagens que podem ser destacadas são:

  • integração entre sedes e departamentos em grandes empresas;
  • gestão contínua de grandes volumes de dados;
  • integração no acesso aos dados;
  • criação ágil de relatórios financeiros e gerenciais.

Quanto às desvantagens, vale a pena destacar:

  • personalização complexa para empresas que precisam de adaptação no software;
  • preços altos nas personalizações;
  • processo de personalização que pode afetar a integração.

Vantagens de desvantagens do Microsoft

Vamos começar pelas vantagens:

  • disponível em uma ampla gama de idiomas;
  • rede de parceiros e desenvolvedores capaz de adaptar o software a qualquer negócio;
  • flexibilidade para qualquer tipo de empresa, até as com os requisitos mais específicos.

Quanto às desvantagens:

  • a integração pode não ser a de mais alto nível;
  • os add-ons e softwares de suporte podem gerar dificuldade operacional.

Saiba como selecionar a melhor opção para sua empresa

Para entender a melhor opção para sua empresa, é fundamental saber como SAP e Microsoft se mostram úteis a diferentes modelos de negócio. Começando pela SAP, sua ideia é aplicar escalabilidade e integração em uma plataforma. A solução é ideal para empresas multinacionais de grande porte e que, principalmente, atuam em vários países e continentes.

A plataforma da Microsoft é uma solução mais voltada para redes locais de médio porte, ou seja, para negócios da mesma proporção. O foco da solução é oferecer potência e funcionalidade, mas fazendo isso em estruturas menores, sem tanta necessidade de escalabilidade e de integração mais ampla.

O que considerar ao selecionar

A decisão precisa ser pensada a partir de compatibilidade, ou seja, definir qual desses softwares é capaz de oferecer as soluções de que a empresa realmente precisa. O modelo de negócio também precisa ser totalmente acolhido pela plataforma, garantindo uma utilidade estratégica nesse uso.

Além desses fatores, é interessante propor questionamentos como as seguintes.

  • Considerando funcionalidades, o negócio em questão teria mais adaptabilidade a qual solução: SAP ou Microsoft?
  • A empresa que implementará o software pode oferecer suporte adequado?
  • Os colaboradores gostaram das opções de software e se mostraram adaptados às demonstrações?
  • Qual das opções tem o custo-benefício mais acessível?
  • Há clientes de referência com quais você pode se relacionar e buscar mais informações sobre o software em questão?

SAP e Microsoft são duas excelentes opções de software de gestão, mas é fundamental entender qual delas seria mais útil para o seu negócio. Neste conteúdo, foi possível conhecer melhor cada uma delas e entender em qual modalidade e tamanho de empresa as soluções oferecem melhor serviço.

Você precisa de ajuda para esse processo decisório? Entenda como funciona a seleção de um novo software para o seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário