SAP x TOTVS SAP x TOTVS

SAP x TOTVS: Como escolher a melhor?

7 minutes to read

A busca por uma solução que se encaixe perfeitamente na rotina operacional e de gestão de uma companhia é uma tarefa que precisa se basear em análises e ponderações. Há bons competidores no mercado, mas a ideia de uma plataforma de gestão ideal está muito mais ligada às necessidades que o negócio tem. Por conta disso, o comparativo SAP x TOTVS é coerente e muito importante.

Sendo duas soluções de grande adesão e que estão entre as principais, SAP e TOTVS conseguem entregar desempenho e suporte a diferentes empresas, de acordo com as demandas de cada negócio. Companhias que estão em fase de decisão precisam avaliar em detalhes o que cada solução oferece.

Neste conteúdo você entenderá mais sobre o comparativo SAP x TOTVS. Entenda qual pode ser a melhor para a sua empresa, o que cada uma oferece e saiba como a TEC pode ajudar na escolha.

Afinal, qual é melhor na comparação SAP x TOTVS?

É natural que gestores levem um tempo na tomada de decisão relacionada à escolha de uma solução de gestão para empresas. Hoje, a nível de Brasil, sem dúvida nenhuma o comparativo SAP x TOTVS é o que mais faz sentido, já que ambas as companhias têm seus produtos totalmente estabilizados e com uma grande procura.

A questão é que, nesse entendimento de qual é a mais adequada, há muitos fatores que precisam ser analisados: as necessidades da companhia, sua operação, a amplitude de seus serviços, se ela é ou não multinacional, além de outros detalhes.

A princípio, o que se pode perceber é que SAP e TOTVS são duas ótimas opções. A partir disso, uma análise mais detalhada de cada uma delas pode ajudar a encaminhar a decisão.

Denis Rousseau, Senior Delivery Project Manager da Technology Evaluation Centers (TEC), trouxe um pouco da sua percepção sobre as duas soluções, em uma análise muito útil. Confira a seguir o que ele disse sobre essas plataformas de gestão.

SAP

A SAP é uma das principais soluções ERPs do mundo, com um foco na gestão de companhias de grande porte, especialmente as multinacionais. Quanto à adequação, SAP é altamente recomendada para companhias desse porte, já que a complexidade de suas funcionalidades pode atender às mais variadas demandas.

O que permite essa abrangência é a sua estrutura integrada, ou seja, todos os setores e colaboradores podem acessar as informações em um só ambiente, com níveis de acesso e permissão. Isso gera maior facilidade na operação e proporciona recursos avançados para os setores, de modo que a gestão seja apoiada em dados estratégicos.

TOTVS

A TOTVS é um fornecedor de tecnologia ERP nacional, se posicionando como uma das verdadeiras pioneiras no Brasil. Sua estrutura de operação é menos complexa em comparação com o SAP, e isso não é uma desvantagem, pelo contrário, é uma adequação. A solução TOTVS é voltada para empresas de menor porte, por isso, tem um nível de complexidade compatível.

Assim, companhias de médio e pequeno porte conseguem, a partir da TOTVS, ter uma solução do nível ideal, sem expor os colaboradores a uma complexidade que prejudicaria a produtividade e o entendimento da plataforma. Hoje, como líder de mercado no Brasil, a TOTVS tem uma oferta de funções bem ampla, o que a torna mais completa.

Como essas soluções podem ajudar sua empresa?

O comparativo inicial SAP x TOTVS ajuda a entender para qual categoria de empresa cada solução é voltada. No entanto, é fundamental entender em detalhes como cada um desses ERPS podem ajudar uma empresa a superar objeções, otimizar a operação e ter uma gestão mais estratégica. Confira a seguir como cada uma presta esse suporte!

As vantagens da SAP e como ela pode ser decisiva em empresas grandes

Multinacionais são o foco principal da SAP, e é para os ambientes desse tipo de empresa que suas funcionalidades foram pensadas. A proposta é integrar processos complexos dentro desses negócios, especialmente por envolverem diferentes culturas, idiomas e distâncias.

A ideia da integração é facilitar o acesso aos dados, que hoje são fonte de informações estratégicas. A partir disso, por meio da SAP, se torna mais fácil gerar relatórios precisos, especialmente os financeiros.

Denis Rousseau ressalta que a SAP oferece funcionalidades para companhias de 25 setores diferentes, com suas características específicas, sempre com a proposta de gerar facilidade e uma operação sem falhas.

“A SAP tem se concentrado em fornecer as melhores práticas do setor, que as organizações podem adotar para acelerar suas operações”, destaca.

O encaixe ideal da TOTVS em empresas menores que precisam de soluções personalizadas

Brasileira, a TOTVS tem um foco claro em pequenas e médias empresas de categorias como manufatura, logística, varejo, serviços, financeiro, agronegócio, construção, saúde, entre outros. Esse ERP se baseia em três princípios:

  • flexibilidade — é altamente personalizável e pode ser adequado às especificidades de cada negócio;
  • compatibilidade — a proposta é oferecer uma solução totalmente compatível com todas as ferramentas que a empresa usa, valorizando investimentos prévios que talvez ela tenha feito e gerando um ambiente mais fácil de operar;
  • simplicidade — micro, pequenas e médias empresas não precisam de sistemas altamente complexos, ou seja, sua operação é baseada em simplicidade. Por isso, a TOTVS oferece soluções que seguem essa linha, facilitando a rotina empresarial.

Como a TEC pode ajudar na decisão pela melhor solução?

Um fornecedor qualificado como a TEC pode ser importante para apoiar a tomada de decisão e ajudar a chegar à melhor escolha. Afinal, nem sempre é fácil lidar com a questão SAP x TOTVS. Nesse sentido, o processo de escolha funciona em duas etapas:

  • avaliação do negócio, de seu funcionamento e das particularidades que exigem adequações por parte dessas soluções;
  • desenvolvimento de um modelo de decisão que incorpore as funções do software e como elas atendem às necessidades do negócio. Nessa fase, a TEC define versões desses ERPs e direciona, em conjunto do cliente, a melhor decisão.

O mais importante dessas duas fases são os fatores considerados. Essa é a base dos conceitos que a TEC usa para direcionar a escolha. São quatro:

  • informação — a partir de sua base de dados, a TEC oferece uma lista extensa de recursos que as soluções podem ter, tornando mais transparente a elaboração da lista do cliente;
  • metodologia — um guia prático em que o cliente segue um passo a passo de análise de fatores, para então considerar o que é mais relevante e ter maior entendimento e autonomia para a escolha da solução ideal;
  • experiência — por meio de seus especialistas, a TEC educa os clientes e esclarece dúvidas técnicas sobre funcionalidades, ajudando a tornar a escolha mais certeira;
  • tecnologia — por meio do TEC Advisor, a TEC considera todos os fatores de decisão vistos no processo e, nessa plataforma on-line, gera um resultado automatizado que mostra qual seria a melhor opção de solução para o negócio.

É normal se ver em dúvida ao ter que escolher entre SAP e TOTVS. Afinal, além de ser um investimento, trata-se de decidir pela ferramenta que ajudará a empresa a chegar em seus melhores resultados. Por isso, contar com um fornecedor experiente e qualificado faz toda a diferença nessa etapa de decisão.

Entre em contato com a TEC e saiba como podemos ajudar com uma solução de gestão para a sua empresa!

Posts relacionados

One thought on “SAP x TOTVS: Como escolher a melhor?

Deixe um comentário