requisitos de softwares requisitos de softwares

Saiba como o levantamento de requisitos de softwares pode ajudar a empresa a fazer um bom negócio

6 minutos para ler

O processo decisório de contratação de uma solução digital para empresas envolve algumas análises fundamentais, visto que se trata de um investimento que precisa ser certeiro. Para que isso aconteça, o levantamento de requisitos de softwares é uma etapa prévia fundamental, que ajuda a listar as exigências da empresa. Esse processo garante que a solução seja capaz de atender a todas as necessidades do negócio.

Cada vez mais adaptáveis e personalizáveis, os softwares de gestão podem ser preparados para uma operação totalmente adequada ao negócio, acompanhando suas demandas e o tamanho da empresa. Isso garante que, no cotidiano, colaboradores aprendam a usá-lo mais rapidamente, além de conseguirem desenvolver toda e qualquer atividade necessária com o suporte da solução.

A melhor forma de realizar um bom levantamento de requisitos é entender a sua importância e que ele deve contemplar. Continue a leitura do post e saiba mais sobre o assunto!

Qual é a importância do levantamento de requisitos funcionais e técnicos?

O trabalho de levantamento de requisitos é a etapa em que os gestores determinam quais são as funcionalidades e os níveis de suporte ao trabalho esperados de uma solução. Trata-se de listar tudo, pensando de que maneira o software pode ajudar no cotidiano da empresa.

Diante dessa análise, é simples entender a importância dos requisitos de softwares: essa solução escolhida será o principal recurso de gestão e operação do negócio.

Na contratação, há um investimento que precisa ser adequado. Além disso, o fornecedor depende de um direcionamento preciso para entregar o melhor produto.

Entenda esses e outros pontos que ajudam na compreensão da importância de um levantamento detalhado e feito com cuidado.

Investimento certeiro

Contratar um novo software envolve investimentos, o que costuma impactar as finanças a empresa, mas gera retornos futuros. A partir disso, o dinheiro investido precisa valer a pena, com a entrega de uma solução perfeita para a empresa.

No longo prazo, o investimento certo também vai gerar retornos financeiros, uma vez que um negócio que funciona bem, por consequência, fatura mais.

Direcionamento adequado ao fornecedor

Soluções sob medidas são ideais para ter uma infraestrutura tecnológica ideal para o seu negócio. Para chegar a esse resultado, no entanto, o fornecedor precisa ter o melhor direcionamento, que só é possível por meio de bons levantamentos de requisitos de softwares. Esse trabalho também é importante para garantir que a solução satisfaça o cliente.

Padronização de funcionamento

As definições de funcionamento do software são desenvolvidas pensando em como ele vai oferecer opções de operação e de gestão no cotidiano. O levantamento de requisitos é fundamental para definir um padrão de funcionamento, que influencia diretamente no desempenho da solução.

Rápida adaptação por parte dos colaboradores

Quem contrata um software espera que ele seja totalmente acessível e tenha uma operação facilitada, considerando também a realidade do negócio. Além disso, o levantamento de requisitos de softwares define como será esse funcionamento, com direcionamentos quanto ao nível de complexidade da solução — algo que impacta a adaptação dos colaboradores.

Quais são as informações mais relevantes desse documento?

O levantamento de requisitos precisa listar informações relacionadas às expectativas do software que será contratado. Assim, é criado um documento que funciona como um verdadeiro guia para o fornecedor, que precisa seguir as definições desse material.

Nessa listagem, é importante considerar o que faz a solução atual que a empresa usa, além de destacar o que se espera a nível de otimização para as atividades. O levantamento de requisitos se divide em duas categorias: técnicos e funcionais.

Hebert Bello, Senior Selection Services Consultant da TEC, explicou melhor quais são as diferenças entre essas categorias. Segundo ele, os requisitos funcionais são aqueles relacionados ao que se espera das funcionalidades do software: “são as capacidades de processar informações, receber dados e processá-los de acordo com o que o cliente espera”, explica.

Os requisitos técnicos são classificados como as especificações detalhadas que o software precisa atender. Isso significa determinações sobre o tempo de resposta, o padrão de funcionamento em certas ações, além de outros detalhes de desempenho dentro das expectativas do cliente.

A estrutura do documento

É importante que essa lista tenha seus itens devidamente explicados e com definições sobre as requisições, explicando sobre o funcionamento e as razões das exigências. Isso garante um entendimento mais amplo por parte do fornecedor, que pode trabalhar com mais precisão, já que vai saber exatamente o que o cliente deseja com aquela requisição.

O detalhamento dessa lista precisa ser realmente aprofundado, por mais que isso gere um documento extenso. Fornecedores só são capazes de desenvolver aquilo que lhes foi exigido, o que reforça a importância de um documento aprofundado. Geralmente essa lista costuma ter de 3 mil a 8 mil requisitos, o que também varia com o tamanho do negócio e suas necessidades.

Nesse momento, uma comunicação facilitada entre cliente e fornecedor ajuda a desenvolver uma lista enxuta, mas sem que nenhuma requisição importante seja esquecida.

Como uma consultoria pode ajudar a avaliar esse documento?

Com a necessidade de definir listas tão aprofundadas, muitos clientes têm dúvidas sobre como começar a formular seus requisitos, o que é perfeitamente comum. É necessário, além de definir a parte técnica e funcional, entender o que os usuários esperam, já que é fundamental ter uma solução que facilite a operação diária, com recursos benéficos a quem a usa.

Diante dessa situação, uma consultoria é a melhor saída para a definição de requisitos de softwares de maneira rápida e eficaz, sem que nenhuma determinação importante seja deixada de lado. Empresas especialistas conseguem levantar de 5 mil a 8 mil requisitos em uma semana por meio de entrevistas com usuários — marca que a própria TEC já cumpriu algumas vezes.

A empresa cria um banco de dados online com esses requisitos, o que garante que eles estejam acessíveis e possam ser comparados a outras requisições de softwares. Com essas bases, o ponto de partida é acelerado, reduzindo muito o tempo de desenvolvimento das soluções.

Com um trabalho eficaz e o suporte de uma consultoria, a definição dos requisitos de softwares pode ser muito mais ágil e, principalmente, certeira. Essa é a garantia de solicitar um sistema capaz de atender completamente as necessidades do negócio.

Você precisa de ajuda nesse processo? Entre em contato com a TEC e saiba o que podemos fazer pela sua empresa!

Posts relacionados