implementação de software implementação de software

A importância de acompanhar a implementação de software

6 minutes to read

A implementação de software é um processo complexo e que demanda muitos cuidados. Todo o negócio deve trabalhar em conjunto para garantir que a integração ocorra adequadamente. Afinal de contas, se problemas ocorreram, as chances de o negócio ter um alto prejuízo são elevadas.

Além da inabilidade da empresa em aproveitar todos os recursos da ferramenta, o time de TI terá que lidar com os gastos adicionais para ajustar a ferramenta e mantê-la dentro da qualidade esperada.

A melhor escolha para evitar essa situação é investir no processo de acompanhamento de implementação de software. Ele garante à companhia a habilidade de recuperar todo o investimento feito e ainda obter lucros em médio e longo prazo.

Se você quer saber mais sobre como o acompanhamento da implementação de software pode ajudar a trazer melhores resultados, confira o post a seguir!

O que é o processo de acompanhamento da implementação de um software?

O acompanhamento da implementação de software é um processo, geralmente executado por um parceiro estratégico, cujo objetivo é maximizar a qualidade da integração de um sistema na infraestrutura de TI da empresa.

Esse processo utiliza o conhecimento de profissionais de TI para monitorar todas as etapas da implementação e garantir que a solução esteja disponível para os usuários dentro do prazo e do orçamento estipulado. Assim, é possível obter um bom retorno sobre o investimento no menor tempo possível.

Esse serviço é contratado por empresas que buscam mais segurança ao investir em TI. O time será responsável por planejar a implementação, apoiar as negociações do contrato e a configuração da ferramenta. Além disso, ele pode atuar na realização de testes e na distribuição do sistema em toda a cadeia operacional do negócio.

Por que esse processo é importante?

O investimento em novos sistemas pode mudar a maneira como a empresa funciona. Em alguns casos, aliás, a ferramenta correta ajuda o negócio a solucionar problemas crônicos, a aumentar a sua competitividade e a melhorar o seu posicionamento de mercado. Além disso, um bom sistema consegue maximizar o nível de inovação e até mesmo ajudar o empreendimento a ser mais econômico.

Mas todos esses tradicionais benefícios relacionados ao investimento em tecnologia só podem ser aproveitados se a empresa investir corretamente em TI. Ou seja, o time inteiro deve receber uma solução que possa ser aproveitada por completo. Por isso o acompanhamento da implementação de software é tão importante: ele garante que os riscos de um prejuízo serão mínimos.

Como fazer o acompanhamento da implementação de software?

Um bom processo de acompanhamento de implementação de software deve ser planejado do início ao fim para mitigar riscos e garantir que qualquer prejuízo seja solucionado rapidamente. Isso envolve uma série de passos que são aplicados em todas as etapas por um time especializado nesse tipo de projeto. Confira a seguir os principais!

Garanta que os dados sejam migrados corretamente

Muitas vezes o negócio escolhe uma nova aplicação para utilizar no seu dia a dia e abandonar uma que esteja desatualizada. Nesses cenários é fundamental implementar rotinas que migrem os dados adequadamente. Dessa maneira a empresa poderá manter as suas operações funcionais e com alto nível de disponibilidade após a nova ferramenta ser implementada.

Faça uma análise de riscos

A análise de riscos é crucial para que a empresa saiba o que pode afetar negativamente a instalação da nova ferramenta. Portanto, essa rotina sempre deve fazer parte dos planos do empreendimento. Afinal de contas, ela auxilia o time a estruturar uma implementação mais robusta e com maiores controles de segurança.

Crie medidas de prevenção e mitigação de riscos

A partir da análise de riscos o negócio deve ter processos de prevenção e mitigação. Eles ajudam o time a se preparar para evitar que algum problema ocorra e, se as medidas não funcionarem, eliminar o erro rapidamente. Assim, a equipe pode executar todo o processo com o mínimo de interrupções.

Garanta que o sistema está atendendo a todos os padrões acordados no contrato de aquisição

Durante o processo de aquisição de uma solução é comum que a empresa defina requisitos mínimos. A equipe de implementação deverá validar se eles foram seguidos e aplicar as correções necessárias para que nenhum problema ocorra. Desse modo, o sistema atenderá às expectativas de todos.

Valide se a usabilidade está dentro do esperado

A usabilidade é um dos principais fatores para garantir que um sistema atenda às demandas dos usuários. Além disso, ela também está relacionada com o nível de uso da ferramenta após a sua adoção. Por isso o time de acompanhamento sempre deve se importar em garantir que a ferramenta pode ser utilizada sem problemas.

Faça ajustes de segurança de dados

A segurança de dados ganhou destaque nos últimos anos entre os debates sobre tecnologia. No caso do uso de novos sistemas, o time de acompanhamento validará se a ferramenta tem recursos de proteção adequados e ajustará as configurações internas de acordo com esse tema. Assim a solução pode ser utilizada por todos sem colocar a integridade dos dados em risco.

Como um parceiro pode ajudar você na implementação de software?

Como apontamos, o serviço de acompanhamento de implementação de software muitas vezes é executado por um especialista externo. Ele será o apoio do negócio em todas as etapas e trabalhará para que vários processos ocorram adequadamente, entre os quais podemos destacar:

  • garantir que o processo seja planejado corretamente;
  • documentar os passos da implementação;
  • gerenciar as equipes para que tudo seja feito dentro dos prazos e orçamentos existentes;
  • realizar rotinas de due diligence e prevenção de riscos;
  • utilizar as melhores práticas do mercado para a implementação de um sistema;
  • prevenir e corrigir possíveis erros;
  • configurar a solução conforme as demandas da equipe e de acordo com as melhores práticas existentes.

O uso da TI no cenário atual é fundamental para qualquer empresa ter bons resultados. Não à toa, muitas empresas colocam a transformação digital como uma prioridade. Ela garante que o negócio sempre estará à frente da concorrência em termos de inovação, eficiência e qualidade.

Os profissionais da TEC podem ser a sua base de apoio na hora de realizar o acompanhamento da implementação de software. Eles serão responsáveis por executar todos os processos de integração de acordo com o que há de mais moderno no mercado. Assim, atingir o ROI esperado nunca será um problema para a sua equipe!

Quer saber mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar? Então fale já com a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário