arquitetura de ti arquitetura de ti

Entenda os benefícios de simplificar a sua arquitetura de TI

7 minutes to read

A arquitetura de TI reúne processos e soluções tecnológicas que atendem às necessidades da empresa, contribuindo para criar alinhamento com o planejamento estratégico do negócio e garantindo que o setor de Tecnologia da Informação está realizando as ações certas e entregando benefícios com agilidade.

A arquitetura de TI se responsabiliza pelo planejamento, estruturação, desenvolvimento e monitoramento de soluções tecnológicas baseados nas necessidades da organização. São soluções que envolvem a implantação de um sistema novo, a manipulação de dados estruturados, a manutenção de algum serviço, outras tecnologias e produtos.

Que tal saber um pouco mais sobre o tema? Vejamos quais são os benefícios em simplificar esses processos!

A simplificação melhora o desempenho dos processos

A simplificação contribui para uma significativa melhoria no desempenho dos processos. A TI aceita a automação, o que permite que os processos sejam mais eficientes, seguindo um determinado padrão que confere melhorias em sua execução.

A maioria das empresas modernas não consegue sobreviver sem softwares de gestão, por exemplo. Há muitas que dependem muito de sistemas de CRM, ou seja, softwares de gerenciamento de gestão do relacionamento com o cliente. Isso confirma o quanto a modernidade depende dos recursos de TI para os negócios.

A arquitetura de TI simplificada otimiza o tempo

O tempo sempre é um elemento precioso em uma empresa. À medida que pudermos otimizar o tempo de trabalho sem afetar a qualidade dos resultados, ganharemos competitividade. Nem sempre é fácil a administração do tempo, mas é muito necessária.

Uma arquitetura de TI simplificada certamente contribui para aprimorar o consumo do tempo de processos e operações, tornando-se altamente estratégica para o negócio.

A automação é um dos grandes trunfos da Tecnologia da Informação, promovendo a padronização e agilização de diferentes atividades ao mesmo tempo em que melhora a eficiência. Processos automatizados consomem bem menos tempo que os processos manuais.

A integração proporcionada por soluções de TI simplificadas também ajuda na otimização do tempo, pois permite comunicação ágil entre os diferentes setores, bem como velocidade no acesso a informações diversas.

A arquitetura simplificada melhora a produtividade

Os processos com melhor desempenho ajudam a aumentar a produtividade. Toda empresa precisa de boa produtividade e, na medida do possível, sempre é recomendável otimizá-la.

Na verdade, uma boa produtividade é resultado de uma série de fatores, como bom desempenho e tempo otimizado. Considere, por exemplo, que processos mal-executados, que precisam ser refeitos, consomem mais tempo e interferem em uma boa produtividade, certo?

Nesses casos, lidamos com retrabalhos, ou seja, o trabalho de corrigir ou refazer processos malfeitos. Consequentemente, há improdutividade, pois perdemos tempo com essas atividades quando poderíamos estar produzindo outras.

Ao simplificarmos a arquitetura de TI, a tendência é conseguirmos processos mais enxutos, mais bem elaborados. A simplificação sempre ajuda a melhorar a produtividade porque torna tudo mais fácil. Processos simplificados e eficientes são importantes aliados da produtividade.

A arquitetura enxuta diminui os custos

Outro benefício da simplificação no setor de TI é a redução de custos. A automação tende a simplificar tudo, desde o mais complexo processo até o mais básico. A evolução de soluções automatizadas surpreende, incluindo desde as atualizações dos softwares até os backups automáticos. Consequentemente, processos automatizados são econômicos porque diminuem bastante os gastos associados a recursos humanos.

A automação permite dispensar a ação humana nas atividades repetitivas, que não exigem habilidades como criatividade e capacidade intelectual. É o caso de ficar copiando códigos de atualização nos softwares usados pela empresa — com a atualização automática, isso é desnecessário. Os funcionários ficam aplicados somente a atividades realmente críticas para o negócio e não é necessário manter uma quantidade muito alta deles.

A redução de custos se apresenta de várias maneiras. A arquitetura de TI simplificada gera economia na medida em que melhora a produtividade, acelera processos, permite a entrega nos prazos, otimiza o tempo. Quanto menos despesas a empresa tem, a tendência é aumentar a margem de lucro.

Com uma arquitetura otimizada na área de TI, também é possível dar cumprimento a diferentes leis e normas, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). O descumprimento delas gera penalidades, principalmente monetárias, para os infratores. Os gastos com multas podem causar um grande impacto nas finanças.

Os processos simplificados reduzem os riscos

Nesse sentido, é importante falarmos sobre o conceito de “dívida técnica”, que decorre da implantação de uma arquitetura abaixo da necessária para cumprir devidamente os projetos de TI e promover operações eficientes.

A dívida técnica vai além dos riscos operacionais e pode interferir na expansão da empresa. E não podemos diminuir a dívida técnica e os riscos em geral sem uma análise detalhada dos processos de TI e de sua relação com os negócios da empresa.

A simplificação da arquitetura de TI não pode se confundir com a aplicação de soluções de baixa qualidade ou que não atendem satisfatoriamente as necessidades da empresa.

É importante que esse ponto fique claro, pois simplificar os processos deve garantir a minimização de riscos. Considere que uma arquitetura complicada tende a aumentar as falhas, pois dificulta a efetivação dos processos, seja o manuseio de dados, a manutenção de outro sistema ou qualquer outra tarefa que faça parte do escopo dessa arquitetura.

Portanto, uma arquitetura simplificada ajuda na prevenção e correção de riscos com rapidez. Ela contribui para selecionar os melhores caminhos que devem ser seguidos, as soluções tecnológicas mais adequadas.

A simplificação aumenta a capacidade de resolução de problemas

A resolução de problemas é a aplicação de metodologias predefinidas para resolver determinadas questões. Entre os problemas que o setor de TI pode enfrentar, podemos citar:

  • softwares e hardwares obsoletos;
  • quedas de energia, No Breaks;
  • falta de especialização no suporte;
  • ausência de uma rotina de backup;
  • falta de estrutura;
  • falta de uma segurança adequada.

A simplificação dos processos de arquitetura ajuda a resolver, com mais efetividade, esses e outros transtornos. Simplificar significa “descomplicar”, e, muitos problemas comuns no setor de TI deixam de existir quando adotamos soluções mais simples e, por isso mesmo, mais estratégicas. Por exemplo, uma arquitetura simplificada evita o uso de softwares obsoletos.

Para simplificar a arquitetura de TI, é fundamental avaliar a infraestrutura de sistemas da empresa com uma visão crítica e atualizada em relação ao desenvolvimento tecnológico e fazendo uma previsibilidade da estrutura já existente. Alguns pontos-chave são a análise dos dados financeiros, da equipe, do tempo de depreciação dos ativos, da governança de TI.

A partir dessa análise cuidadosa, podemos solucionar um ambiente caótico ao adotarmos somente poucas soluções (duas ou três, ou mesmo uma) que substituam diferentes sistemas. Trata-se de “enxugar” a área de TI com soluções totalmente integradas e ajustadas às necessidades atuais e futuras da empresa.

Agora você já está por dentro das principais razões pelas quais deve buscar a simplificação da sua arquitetura de TI e como uma avaliação da infraestrutura de sistemas pode ajudar. Aproveite as ideias reunidas aqui e aumente a performance de sua organização!

E que tal contar com ajuda especializada para otimizar esse processo? A TEC Brasil pode auxiliar você na revisão da arquitetura atual e criar caminhos para substituir muitos sistemas não integrados por soluções mais aderentes e totalmente integradas.

Já usufrui dos benefícios de uma arquitetura de TI simplificada? Qual sua opinião sobre esse assunto? Que tal interagir conosco e deixar seus comentários nos espaços a seguir? Compartilhe suas ideias e ocasionais dúvidas!

Posts relacionados

Deixe um comentário