tecnologia na indústria tecnologia na indústria

Saiba a importância da tecnologia na indústria com essas 5 soluções

6 minutos para ler

A adoção da tecnologia na indústria tem sido transformadora. Profissionais do setor que integram novas soluções ao seu dia a dia reduzem erros e melhoram a produtividade. Ao mesmo tempo, são capazes de inovar mais e conseguir um melhor posicionamento diante dos concorrentes.

Para te ajudar a entender quais são as possíveis soluções e os usos da tecnologia na indústria, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e veja 6 meios de tornar o seu negócio mais eficiente e inovador!

1. Business Intelligence

Também chamado de BI, o Business Intelligence é uma tecnologia que pode ser empregada na análise de informações internas, indicadores e demais registros corporativos. Apoiado no BI, o gestor consegue identificar problemas e práticas positivas. Isso facilita a busca por um planejamento mais adequado e alinhado às demandas existentes.

Utilizando o BI, a empresa pode, por exemplo, avaliar se existem gargalos na sua área de logística. A partir da análise contínua de múltiplos indicadores, o gestor consegue rapidamente identificar os pontos em que problemas ocorrem, bem como sua origem. Isso permite a realização de investimentos mais robustos, capazes de mitigar os problemas da empresa e evitar que ela perca competitividade no médio e no longo prazo.

2. Automação

A automação é um dos pontos mais importantes para a indústria. Todo negócio desse setor busca automatizar o máximo de rotinas possível, afinal, esse é um dos passos básicos para reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar o foco nas demandas do consumidor.

Para a empresa aumentar o seu nível de automação, é fundamental que ela adote as tecnologias certas. Sem o apoio de uma infraestrutura robusta, que torne a troca de dados mais fácil, isso não é possível. Existem falhas na hora de dois sistemas trocarem dados e comandos, reduzindo a eficiência da automação.

Não deixe de investir em uma infraestrutura de rede robusta para a sua empresa. Ela deve adotar as melhores tecnologias de cabeamento e Wi-Fi, sempre considerando os padrões do mercado. Desse modo, os equipamentos se manterão operacionais mesmo em momentos de alta demanda.

3. Internet das Coisas

A Internet das Coisas é um dos melhores investimentos que podem ser feitos quando falamos em tecnologia na indústria. As soluções da IoT (sigla para Internet of Things) podem ser integradas a todo o ambiente industrial. Juntas, elas conseguem reduzir os custos e melhorar a performance de cada ponto da cadeia produtiva. Confira!

Logística e gestão de estoque

Na logística e na gestão de estoque, a IoT auxilia indústrias a melhorar o manuseio de produtos e matérias-primas. Durante cada etapa do processo produtivo, o gestor consegue identificar onde a mercadoria está. Assim, se existir algum atraso, ele pode ser corrigido rapidamente.

Manutenção de equipamentos

Integrar a IoT na gestão de maquinário reduz as chances de problemas não serem identificados a tempo. Ao mesmo tempo, melhora o planejamento dos processos de manutenção. Isso gera gastos mais previsíveis, além de ampliar a vida útil de cada dispositivo.

Gestão de facilities

Na gestão do ambiente de trabalho, a IoT automatiza processos de controle de acesso, dando mais segurança para os dados sigilosos do negócio. Ao mesmo tempo, torna o gerenciamento de itens como os sistemas de ar-condicionado mais preciso. Isso diminui gastos e torna a empresa mais sustentável.

4. Sistemas de gestão integrada

Os sistemas de gestão integrada são uma peça-chave para as empresas modernas. Com eles, o negócio centraliza dados e automatiza a troca de informações. Ao mesmo tempo, mantém times em um nível elevado de colaboração.

As indústrias devem utilizar um ERP no seu dia a dia. Integrado aos setores administrativos, ele facilita o acompanhamento de tarefas e indicadores. Além disso, evita que documentos deixem de ser emitidos.

Como consequência, os times trabalham com mais foco nas demandas críticas. Tudo isso acontece sem comprometer a entrega de resultados ou colocar a segurança digital em risco, afinal, essas soluções contam com mecanismos robustos para proteger os registros internos.

5. CRMs

Nenhum negócio dá certo se ele não for capaz de se relacionar com o cliente da forma correta. O CRM, nesse sentido, pode ser uma ótima solução para melhorar o atendimento e o suporte ao cliente. Ao mesmo tempo, é uma parte fundamental de qualquer indústria que pretende se colocar presente em mais locais.

O CRM centraliza todos os dados dos seus clientes e do seu histórico de atendimento em um único lugar. Isso ajuda os atendentes a prestarem um apoio de alta qualidade. Em alguns instantes, eles são capazes de identificar o perfil do consumidor e a melhor abordagem para lidar com a sua demanda, sem erros ou atrasos.

A transformação digital é uma realidade para várias áreas da economia. Da agricultura aos serviços, negócios de todo o planeta já se apoiam na tecnologia como uma parte integral do seu dia a dia. Essa tendência também passa pela área industrial, com o nome de indústria 4.0.

A tecnologia na indústria 4.0 auxilia gestores a cortar gastos, melhorar o nível de automação e ter rotinas automatizadas. Os profissionais podem diminuir as falhas operacionais no seu dia a dia, ao mesmo tempo que melhoram sua habilidade de lidar com demandas externas. Tudo isso acontece sem comprometer o orçamento da empresa.

É fundamental que a integração da tecnologia na indústria seja considerada um ponto crítico para a empresa. Isso facilita a manutenção da competitividade do negócio mesmo em momentos de crise, ou seja, o empreendimento consegue se colocar à frente da concorrência e conquistar consumidores fidelizados com produtos de alta qualidade.

Gostou das dicas sobre a tecnologia na indústria? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de outros conteúdos como este!

Posts relacionados

2 thoughts on “Saiba a importância da tecnologia na indústria com essas 5 soluções

Os comentários estão fechados.