como liderar uma equipe como liderar uma equipe

Como liderar uma equipe no novo normal do mundo corporativo

6 minutes to read

A pandemia causada pelo novo coronavírus está mudando rapidamente vários setores da economia, mas isso não deve ser visto como um grande desafio, impossível de ser vencido. Bastam algumas adaptações para que todos os líderes saibam como liderar uma equipe remota de qualquer lugar do mundo.

Essas mudanças devem ser pensadas de modo estratégico e considerando o perfil da empresa. Regras do setor em que ela atua também precisam ser considerados. Assim, a companhia pode fazer as adaptações certas sem correr riscos.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja a seguir as dicas que preparamos para ajudar você a liderar uma equipe remota no novo normal.

Faça uma boa comunicação

A comunicação é crucial para a gestão de times remotos. Com ela, as equipes conseguem manter um fluxo de trabalho colaborativo em qualquer lugar. Ao mesmo tempo, tornam-se capazes de alinhar estratégias com mais facilidade.

A liderança do time deve deixar claro quais são as metas de cada profissional, e isso também vale para os prazos. Assim, cada colaborador pode se preparar antecipadamente, evitando erros no seu dia a dia.

Conte com as soluções certas

O uso de ferramentas operacionais adequadas sempre foi a base de um trabalho de qualidade. No ambiente do trabalho local, soluções de TI corretas reduzem erros e melhoram a agilidade dos times. No remoto, elas garantem a produtividade e a segurança digital de cada equipe.

O negócio, portanto, precisa estruturar um conjunto de equipamentos e softwares que garantam um trabalho de boa qualidade mesmo em equipes remotas. Softwares de gestão, ferramentas de cloud storage e sistemas de CRM na nuvem são apenas alguns exemplos. Juntos, eles mantêm os times integrados e com bom nível de colaboração em qualquer ambiente.

Tenha soluções de TI flexíveis para a comunicação das equipes

Como apontamos, uma boa comunicação tem um impacto direto nos resultados do negócio. Esse cuidado deve ir além do modo como a empresa se comunica: tão importante quanto o método é o canal utilizado (ou os canais).

O ideal é que a empresa implemente múltiplas soluções de comunicação. Softwares de mensagem instantânea, e-mail e videoconferência são adequados a diferentes cenários. Ter todos eles à mão ajuda os times a terem mais flexibilidade na hora de decidir o que fazer para alinhar metas e trocar dados.

Apoie-se nas soluções de distribuição de tarefas

Um dos grandes desafios da gestão de equipes remotas é a produtividade, mas isso não precisa ser algo complexo. Com boas soluções de TI, os times podem se planejar corretamente e garantir que todos os projetos fiquem dentro dos prazos existentes.

Isso demanda o uso de soluções de gestão de equipes modernas e abrangentes. Elas devem ser integradas ao dia a dia da equipe para permitir a distribuição de responsabilidades a todos. Assim, o gestor consegue acompanhar, em um único lugar, a evolução de todas as tarefas executadas.

Priorize meios de comunicação alinhados ao perfil da empresa

O novo normal também mudou profundamente a forma como nos comunicamos com a equipe. Não há mais espaço para conversas na sala do café ou trocas rápidas de ideais, então, a empresa deve estar preparada para adaptar a sua rotina de conversação, de modo que isso não impacte os resultados de todos, como é o caso de quem estiver em home office.

Esse tipo de ação demanda, por exemplo, que videochamadas sejam feitas apenas quando estritamente necessário. Os times devem priorizar meios de comunicação por texto sempre que possível. Eles ajudam colaboradores a enviarem mensagens, pedidos e outros dados importantes de forma elaborada, precisa e objetiva, sem comprometer a produtividade de outra pessoa.

Aplique feedbacks quando necessário

A rotina de feedbacks deve ser mantida pela empresa no cenário atual, mas agora, é importante que o gestor saiba como avaliar os seus times conforme o novo normal. Isso significa evitar a cobrança de pontos que só são aplicáveis no ambiente presencial.

Feedbacks, como sempre, devem ser direcionados a boas práticas e hábitos que precisam de correção. No segundo caso, é importante alinhar estratégias que estimulem a mudança positiva. Desse modo, o time vai continuar engajado e valorizado pela liderança corporativa.

Faça ajustes nas políticas de segurança de dados e compliance

Todo gestor deve manter um cuidado contínuo com o compliance e a privacidade interna, e isso é feito com o apoio de políticas de gerenciamento específicas. Juntas, elas permitem ao empreendimento manter boas práticas de proteção de dados e as boas práticas do setor.

Ao migrar para um ambiente de trabalho remoto, a empresa deve rever as suas políticas de cibersegurança e compliance. O negócio precisa garantir que as normas sejam aplicáveis para o novo cenário. Além disso, precisa se prevenir contra os riscos comuns desse tipo de rotina.

Práticas que podem ser aplicadas incluem escolhas como:

  • o investimento em soluções de cloud storage com foco em privacidade;
  • a adoção de VPNs para o acesso aos sistemas web do negócio;
  • a distribuição de computadores validados pela equipe de TI para as equipes remotas;
  • o treinamento das equipes para que elas evitem práticas de alto risco, como o uso de equipamentos de trabalho para atividades pessoais.

A Covid-19 trouxe desafios para os quais muitas empresas não estavam preparadas. Em poucos dias, negócios tiveram que migrar as suas operações para regimes de trabalho remoto. Isso, naturalmente, demandou novos investimentos e a habilidade de evitar riscos comuns a esse tipo de fluxo operacional.

Quem já sabia como liderar uma equipe remota saiu na frente nesse cenário, mas isso não quer dizer que a sua empresa não possa aproveitar as mudanças até mesmo para o momento em que a pandemia passar: os benefícios de um fluxo de trabalho flexível são permanentes e devem sempre ser aproveitados.

Não deixe de aproveitar as nossas dicas sobre como liderar uma equipe remota. Benfeito, o seu trabalho permite aos times atuar de modo estratégico, evitando riscos de segurança e performance. Assim, o negócio consegue seguir à frente da concorrência, com uma rotina capaz de se adaptar rapidamente a novos cenários.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, compartilhe esse post com os seus colaboradores para que eles também saibam como lidar com este momento!

Posts relacionados

One thought on “Como liderar uma equipe no novo normal do mundo corporativo

Deixe um comentário